Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Bancários prometem intensificar greve nesta segunda-feira

Os bancários prometem intensificar em todo o País, a partir desta semana, a greve deflagrada na terça-feira. Os trabalhadores entraram em greve após o fracasso da rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo.
Os bancos ofereceram reajuste de 8% sobre os salários, o que significaria 0,56% de aumento real. A proposta foi rejeitada pelos bancários, que reivindicam reajuste de 12,8%. Esse porcentual representa 5% de aumento real mais a inflação do período.Bancários e funcionários dos Correios fizeram na semana passada uma passeata conjunta pelas ruas de São Paulo
"Queremos quebrar a intransigência dos bancos públicos e privados", afirma o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeira, filiada à Central Única dos Trabalhadores (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro. Hoje o comando nacional se reúne em São Paulo para avaliar os rumos do movimento.
A categoria quer valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), abertura de contratações, fim da rotatividade, combate ao assédio moral, extinção de metas que consideram abusivas, mais segurança, igualdade de oportunidades e melhoria do atendimento aos clientes.
Lucro e diálogo
De acordo com a Contraf-CUT, a Fenaban, entidade patronal, não manifestou, até agora, intenção de retomar as negociações. "Os bancos, que lucraram mais de R$ 27,4 bilhões somente no primeiro semestre deste ano, têm plenas condições de fazer uma proposta que seja capaz de atender às reivindicações dos funcionários", diz Carlos Cordeiro. "Apostamos no diálogo e na negociação para resolver o impasse."
No primeiro dia da greve nacional dos bancários, a paralisação atingiu 4.191 agências de bancos públicos e privados em 25 Estados e no Distrito Federal. O movimento começou com mais força do que no ano passado, quando os trabalhadores fecharam 3.864 unidades.
Na sexta-feira, dia 30, o número de agências fechadas já chegava a 7.865 em todo o País. "A força da greve nacional mostra a grande insatisfação dos funcionários com a postura dos bancos", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário