Páginas

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

BAIXO NÍVEL AJUDA A MOSTRAR COMO ESTÁ FALIDO O MODELO DE CAMPANHA ELEITORAL NO PAÍS

É unânime a opinião de que o nível baixou nos debates entre os candidatos a presidente, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff. Foi o que se pode ler nos comentários nas redes sociais sobre o debate promovido por SBT, UOL e rádio Jovem Pan,nesta quinta-feira, 16.out.2014. 

Mas são esses ataques que chamam a atenção dos eleitores. Até porque não há mais tempo de um candidato aparecer na TV e apresentar um plano revolucionário para a saúde ou para a educação. 

E, convenhamos, a imensa maioria dos eleitores já sabe, em linhas gerais, como será um governo do PSDB ou do PT. O que sobra para os candidatos é tentar falar sobre atributos pessoais de cada um –quase sempre, atacando. Vai funcionar? Difícil saber. Mas é essa a tônica da campanha. É será assim até o final. 

Talvez seja também um sinal bem claro de como está perto da falência o modelo brasileiro para a troca de ideias no processo eleitoral. No 1º turno, uma enxurrada de candidatos que não têm importância interditam o debate. No 2º turno, quando restam só 2 candidatos, não há tempo de campanha para expor propostas de maneira mais alentada. 

Alguma coisa está bem errada. Nesse sentido, a eleição de 2014 está sendo didática ao expor como nunca o que não funciona no modelo eleitoral da jovem democracia do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário