Páginas

sábado, 18 de outubro de 2014

Horário de verão começa neste domingo em 10 estados e no Distrito Federal

Resultado de imagem para fotos do relógio de horario de veraoComeça na madrugada deste domingo o horário de verão.Brasileiros de 10 estados e do Distrito Federal deverão adiantar o relógio em uma hora. Desta vez, o ajuste terá uma semana a mais e terminará do dia 22 de fevereiro de 2015. A prorrogação do período aconteceu com o intuito de evitar que o fim da medida ocorresse no Carnaval.
O horário de verão começou em 1931 e sempre contempla esta época do ano com a finalidade de aproveitar melhor a luz natural do dia e, consequentemente, reduzir o consumo de energia. Isso porque os gastos com eletricidade crescem devido ao calor e ao aumento da produção industrial às vésperas do Natal.
Segundo o secretário de Energia Elétrica no Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, o país deve economizar R$ 278 milhões durante esse período. Este ano, espera-se reduzir o consumo de água nos reservatórios das regiões contempladas pelo ajuste. A expectativa é que haja redução de 0,4% no Sudeste e no Centro Oeste e 1,1% no Sul. Ao todo, segundo o secretário, serão poupados cerca de R$ 4,5 bilhões com a construção de termelétricas no período.
Com o horário eleitoral, a divulgação dos resultados das eleições deve atrasar. Isso porque nem todos os estados brasileiros adotam a medida. Assim, o fuso horário entre o Acre e parte do Amazonas será de três horas. Assim, tanto as pesquisas de boca de urna quanto o resultado oficial serão divulgados a partir das 20h.
Além da capital do país, o horário de verão vigorará no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minhas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Durante os 126 dias, a expectativa do governo é que haja redução na sobrecarga das linhas de tensão e transformadores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário