Páginas

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Marina impõe condições para apoio no segundo turno, e presidente do PSB propõe ‘neutralidade’

BRASÍLIA E SÃO PAULO — Terceira colocada na eleição presidencial, com 22,1 milhões de votos, Marina Silva (PSB) espera formar uma aliança “programática” para o segundo turno. Ela telefonou na manhã desta segunda-feira para os dois finalistas da disputa: Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Sem definir um posicionamento sobre qual candidato apoiará no segundo turno, a ex-senadora teve uma rápida conversa com cada um, e disse esperar que os dois possam enobrecer a eleição neste segundo turno. Aécio, por sua vez, na tarde desta segunda-feira, disse que os programas de governo do PSDB e do PSB têm "mais convergências do que divergências", e que as conversas devem ser sempre no campo programático.
— Eu vejo neles (os programas) e até em outros absoluta convergência com aquilo que nós pensamos para o Brasil. Se vocês avaliarem nossos programas, vão encontrar muito mais convergências do que divergências.
Segundo colocado após a apuração, com 34,8 milhões de votos, o tucano espera conseguir o apoio de Marina para derrotar Dilma — a petista obteve 43,2 milhões de votos. A candidata do PSB deve definir e anunciar sua posição até quinta-feira.


Em entrevista na noite de domingo, Marina deu declarações indicando que vai optar pelo tucano. Marina vai exigir que Aécio se comprometa com três pontos considerados fundamentais do programa de governo: compromisso de manter as conquistas do país nos últimos anos, aperfeiçoar a democracia, que inclui a defesa do fim da reeleição, e propostas em defesa da sustentabilidade.
Presidente em exercício pelo PSB, Roberto Amaral espera, no entanto, levar o partido para a neutralidade, como informou nesta segunda-feira o Blog do Noblat. Amaral sempre esteve mais próximo dos petistas, e gostaria de apoiar Dilma à reeleição. Diante da pressão de quadros do partido para uma aliança com o tucano, no entanto, ele proporia a neutralidade. Para discutir os próximos passos, a executiva da legenda terá reunião na quarta-feira, às 14h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário