Páginas

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Prefeituras alagoanas fecharão às portas em protesto as constantes quedas do FPM.


No próximo dia 15 de outubro, as prefeituras de Alagoas fecharão às portas em protesto pelas constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo o presidente da Associação de Municípios Alagoanos (AMA), Jorge Dantas, “o fechamento é uma forma das prefeituras chamarem atenção para o que está acontecendo”. 

No primeiro decênio de outubro houve uma queda de 13,85% se comparado ao mesmo período do mês anterior. “No mês passado o Tesouro Nacional divulgou a previsão do FPM para outubro sendo 2% maior que setembro, o que já era pouco, mas o realizado foi ainda pior”, afirmou Dantas. 

Enquanto a arrecadação cai mês a mês, todos os custos municipais aumentam; do salário mínimo ao custo dos programas sociais. A carga de responsabilidade cresce numa proporção inversa sem uma solução a curto prazo. 

Diante da situação drástica, os prefeitos alagoanos buscam soluções administrativas, que possam amenizar os efeitos dos cortes financeiros, a preocupação é com a possibilidade de não pagar a folha dos servidores em dia. Para isso, os prefeitos do Agreste vão se reunir essa semana em Arapiraca. “Nós do Agreste estamos elaborando um decreto uma decisão conjunta com várias medidas”, afirmou o prefeito José de Sena Netto, de Coité do Noia. 
 
Da Agência CNM, com informações da AMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário