Páginas

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Suspeito de ter ebola não teve contato com doentes na Guiné, diz ministro

Paciente diz que não teve contato com infectados por ebola na Guiné (Rodrigo Rodrigues/Futura Press/Estadão Conteúdo)O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou no início da noite desta sexta-feira (10) que o africano transferido do Paraná para o Rio de Janeiro por suspeita de estar com ebola não teve contato com pacientes da doença na Guiné, país de origem dele. Desde que foi internado, o paciente não apresentou mais febre e seu estado é estável, de acordo com o boletim médico divulgado pela Fiocruz.
amostra de sangue do paciente, que será testada para o vírus ebola no Instituto Evandro Chagas, em Belém, já chegou ao laboratório nesta sexta-feira. O resultado do exame Quem tiver voltado de um dos países da África afetados pela epidemia - Libéria, Guiné ou Serra Leoa - e apresentar febre ou algum dos outros sintomas, deve procurar uma unidade de saúde e informar a equipe sobre a viagem. Dúvidas sobre a doença podem ser tiradas com o Disque Saúde, do Ministério da Saúde, no número 136.deve ficar pronto na manhã deste sábado (11), de acordo com Chioro. Conforme orienta o protocolo internacional, 48 horas depois do primeiro exame, o paciente fará um segundo teste para confirmar o resultado.
Ele confirma que na Guiné não teve contato com casos nem com óbitos e que, quando desceu no aeroporto, ele foi entrevistado pelas autoridades sanitárias e não tinha nenhuma queixa", explicou.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, disse que ninguém mais no Brasil precisou ficar em isolamento por causa da suspeita de ebola. "Nem mesmo os três profissionais que tiveram contato com ele, porque não tiveram contato com secreções", disse.
Transmissão
O ebola é uma doença infecciosa grave provocada por um vírus. Os sintomas iniciais são febre de início repentino, fraqueza intensa, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Depois vêm vômitos, diarreia e sangramentos internos e externos. Ela é transmitida pelo contato direto com os fluidos corporais da pessoa infectada: sangue, suor, saliva, lágrimas, urina, fezes, vômito, muco e sêmen. Não há risco de contaminação pelo ar.Quem tiver voltado de um dos países da África afetados pela epidemia - Libéria, Guiné ou Serra Leoa - e apresentar febre ou algum dos outros sintomas, deve procurar uma unidade de saúde e informar a equipe sobre a viagem. Dúvidas sobre a doença podem ser tiradas com o Disque Saúde, do Ministério da Saúde, no número 136.

Nenhum comentário:

Postar um comentário