Páginas

terça-feira, 17 de março de 2015

Após rebeliões e atentados a ônibus, Força Nacional desembarca em Natal


 
NATAL - Após uma madrugada de rebeliões e atentados em Natal, 79 militares da Força Nacional desembarcaram na Base Aérea da capital potiguar na manhã desta terça-feira. Os militares atendem a uma solicitação da Coordenadoria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Coape). Na madrugada de hoje, o governo do Rio Grande do Norte decretou estado de calamidade no sistema prisional do estado.
Por volta das 11h, os militares desembarcaram na Base Aérea de Natal. Eles foram transportados por uma avião Hercules-130 da Força Aérea Brasileira. Estes primeiros integrantes da Força Nacional permanecerão em Natal por tempo indeterminado, atuando principalmente nos cinco presídios destruidos durante os motins simultâneos. A previsão é que outros 120 militares desembarcaquem na capital potiguar até o final da tarde. O governo federal também disponibilizou insumos e equipamentos para a ação.
Ainda nesta manhã, a Coape deu início a transferência de 169 presos, que deixaram as carceragens destruídas e foram encaminhados para outros presídios. Do Centro de Detenção Provisória da Ribeira, na zona Leste da capital potiguar, 89 detentos foram levados para o Centro de Detenção Provisória de Parelhas, no Oeste do estado. Do Pavilhão Semiaberto do Complexo Penal Dr. João Chaves, na zona Norte da capital, foram retirados 80 homens e levados para o Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, vizinho à unidade destruída.
Nas demais unidades alvos de motins, ainda não ocorreram transferências. Não há espaço nos presídios estaduais para intercâmbio de presos. A população carcerária do Rio Grande do Norte é de quase oito mil pessoas, quando o número de vagas no sistema prisional corresponde à metade. O Ministério Público Estadual instaurou inquérito para investigar a omissão do Poder Público na ampliação do número de vagas e construção de novos presídios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário