quarta-feira, 27 de julho de 2011
TCU faz Secopa adiar licitação
O aviso de adiamento de licitação para contratação de uma empresa especializada com a finalidade de realizar o gerenciamento e prestar assistência técnica às obras de construção da Arena das Dunas, segundo o secretário da Secopa, Demétrio Torres, não vai implicar em mais atraso no cronograma do projeto natalense.
O representante do governo estadual ressalta que a medida pode ser encarada como uma espécie de prevenção, uma vez que o Tribunal de Contas da União (TCU) questionou a necessidade da contração dessa empresa que, por sua vez, faz parte do caderno de exigências do BNDES para quem pretende usar dinheiro público na construção ou reformas dos estádios que irão servir ao Mundial.
"A citação do TCU não determina a paralisação do processo, apenas pede esclarecimentos. Mas como ainda temos tempo hábil, resolvi suspender o processo licitatório para prestar os devidos esclarecimentos", explicou Demétrio.
Ele que está em Brasília e na sexta-feira seguirá para o Rio de Janeiro a fim de participar do sorteio preliminar dos grupos das Eliminatórias para a Copa de 2014, da Ásia, Oceania, África, Europa e América Central, ressaltou que pretende responder a todos os questionamentos, no máximo, em uma semana. Apenas depois dará prosseguimento ao processo de contratação da empresa de controle externo.
"Na verdade essa tarefa poderia ser feita a qualquer momento, inclusive depois da licitação realizada. Mas nestes casos, é melhor usar de prudencia para que mais tarde não venham aparecer dúvidas sobre a lisura de todo esse processo", afirmou o titular da Secopa.
O caminho até a liberação do empréstimo é muito complicado e as fases têm de ser vencidas passo a passo. "Temos de deixar claro para os membros do TCU qual o motivo desse gerenciamento externo, vamos mostrar também a norma do BNDES que estabelece uma série de critérios para contratação dessa empresa, indicando inclusive o número de pessoas que devem fazer parte desse gerenciamento. Quando eles estiverem satisfeitos vamos dar prosseguimento a essa licitação", frisou Demétrio Torres.
O processo para contratação da empresa para gerenciar e prestar assistência técnica nas obras da Arena das Dunas foi adiado por tempo indeterminado. A abertura das propostas técnicas da licitação referente ao edital número 004/2011 (concorrência) estava marcada para ontem.
O presidente da Comissão Permanente, Carlos Mario Fernandes Oliveira Lira, não deu novo prazo para a abertura das propostas.
Túneis
O Diário Oficial de ontem também trouxe o resultado das empresas aprovadas na fase de habilitação do edital de licitação para construção dos tuneis na avenida Prudente de Morais. Das quatro interessadas, apenas a EC Engenharia e Consultoria Ltda e a IM Comércio e Terraplenagem Ltda foram aprovadas. A Ecocil e a A. Gaspar não passaram desta fase inicial. Agora o Departamento de Estrada de Rodagem (DER) vai aguardar um prazo de cinco dias, para apresentação de protestos e depois disso será iniciada a fase de abertura das propostas. Vence aquela que apresentar o menor preço.
Embaixador
O ministro do Esporte Orlando Silva informou através do Twitter que Pelé será oficializado na condição de embaixador da Copa do Mundo de 2014. "A presidente Dilma Rousseff convidou e Pelé aceitou ser embaixador do Brasil para a Copa do Mundo Fifa 2014. O decreto foi assinado agora", destacou o político, em sua conta no micro-blog.
A oficialização aconteceu num encontro do "Rei" com a presidenta ocorrido ontem pela manhã em Brasília. Logo após Pelé em entrevista, pediu um voto de confiança dos brasileiros na organização do Mundial.
fonte: Tribuna do Norte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário