Em 2011, os natalenses cometeram, de acordo com a Semob, 81.947 infrações. O número é menor que o registrado no ano anterior, 95.055 multas. Em 2010, a secretaria arrecadou, somente com o pagamento de multas, R$ 6,28 milhões. O valor arrecadado ano passado não foi revelado. Segundo Márcio Sá, titular da Semob, a tendência é que haja uma queda no número de multas. "Em 2009, tivemos 131.654 anotações, quer dizer, um número bem maior do que registramos ano passado", disse.
O secretário explica que em 2009 houve a implantação do "Via Livre" e, portanto, muitos condutores foram multados por desrespeitarem as novas regras de estacionamento em algumas avenidas da cidade. "Isso acontece sistematicamente. Quando colocamos alguma regra nova, há um estouro no número de multas porque as pessoas ainda não estão habituadas às restrições. Como passar do tempo, o número de anotações diminui", explicou.
O motorista natalense pode até mudar o comportamento com relação às áreas de estacionamento. Porém, um dado não muda com o passar do tempo: a avenida Bernardo Vieira é o local preferido para pisar fundo no acelerador. O levantamento feito pela Semob mostra que, nos últimos quatro anos, a via lidera o ranking de infrações por excesso de velocidade. Na via, há dois radares que registram a velocidade permitida de 50km/h. Das 81.947 multas registradas ano passado, 41.105, ou seja, 57%, foram por excesso de velocidade. Quem ultrapasse o limite permitido, pode pagar multa com valor entre R$ 85,12 e R$ 574,62.
Nenhum comentário:
Postar um comentário