Páginas

sábado, 29 de novembro de 2014

Diretório Nacional do PT defende a construção de nova governabilidade democrática

Dilma Rousseff no encontro do Diretório Nacional do PT (Foto: AE)FORTALEZA - O documento produzido pela Executiva nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) presidida por Rui Falcão, que receberá emendas neste sábado, aponta que o maior desafio do partido neste segundo mandato será criar condições para que a presidenta Dilma Rousseff, possa fazer um segundo mandato superior ao primeiro. Para isso, diz que é preciso construir uma nova governabilidade democrática, que passe pelo parlamento.
"Nosso maior desafio agora é criar as condições para que a presidenta Dilma possa fazer um segundo mandato superior ao primeiro. Para isso, será necessário, em conjunto com os partidos de esquerda, desencadear um amplo processo de mobilização. Precisamos construir uma nova governabilidade democrática, que passe pelo parlamento e deve se estender-se pelos movimentos sociais e pela participação organizada da população", diz trecho do documento.
A democratização do Estado, por meio da reforma política e a democratização de meios de comunicação com a participação social, também são frisados no texto. Assim como é tida como urgente a promoção de reformas estruturais.
"Com destaque para a reforma política e a democratização da mídia. Para tanto, antes de tudo é preciso dialogar com o povo, condição vital para um partido dos trabalhadores".
O texto do documento também cita a oposição e fala que esta tem manipulado tanto o Congresso quanto a mídia, o que tem dificultado o enfrentamento da crise econômica. "Inconformada com a derrota, a oposição cai no ridículo ao questionar o resultado do TSE. Ainda ressentida, insiste na divisão do País e investe contra a normalidade institucional. Mais que empenha-se em impor ao nosso governo o programa derrotado das urnas, manobrando o Congresso e a mídia, contra as medidas necessárias para enfrentar a crise econômica".
O documento diz também, que apesar da vitória no plano federal, "não se deve, contudo, ocultar algumas debilidades do nosso partido e do campo popular. É preciso compreender também, que nossa vitória não nos exime de analisar em profundidade as razões que levaram a resultados negativos apesar das conquista sociais dos últimos anos".
Por fim, o documento aponta propostas, entre elas a composição de uma ampla frente incluindo movimentos sociais, partidos e setores de partidos eintelectuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário