Páginas

domingo, 9 de novembro de 2014

EXAME DE PRÓSTATA É QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA.


Há cinco anos, o consultor JAS (nome fictício para preservar fonte), 69 anos, voltou a ter uma vida social plena e normal. Ele sofria com um problema que atinge a maioria dos homens maiores de 45 anos: o aumento progressivo da próstata, também conhecida como hiperplasia benigna de próstata. 

No caso do consultor, o problema terminou por provocar um quadro de incontinência urinária que o levava a restringir suas saídas e comprometia até mesmo a vida sexual. “Nos momentos de crise, cheguei mesmo a usar fralda adulto e a situação era altamente constrangedora”, conta. 

A saúde da próstata é objeto da campanha Novembro Azul, que faz alusão à Campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama. Ao longo do mês, uma série de atividades chamará a atenção da população masculina para os cuidados com a saúde em geral e em especial com essa glândula responsável pela produção de 1/3 do sêmen e localizada abaixo da bexiga e na frente do intestino dos homens. 

O tema da campanha nacional este ano é “Um toque pela vida, um drible no preconceito”, como um incentivo para que homens realizem seus exames preventivos em busca do diagnóstico precoce, especialmente do câncer de próstata, que é o segundo tipo da doença mais comum entre os homens brasileiros, segundo o Instituto Nacional do Câncer, perdendo apenas para o câncer de pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário