Páginas

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Jornal divulga identidade de homem que matou Bin Laden

Robert O'Neill foi revelado como o homem que matou Osama Bin Laden (Foto: Reprodução/Twitter/Robert O'Neill)O membro dos Seals - grupo de elite da Marinha americana - que foi o responsável por matar Osama Bin Laden teve sua identidade revelada por um jornal britânico e um blog de operações militares dos EUA. Segundo o jornal “Daily Mail” e o site “SOFrep.com”, Robert O'Neill foi o responsável por disparar os tiros que mataram o líder da Al-Qaeda em maio de 2011, durante uma operação no Paquistão.
A revelação ocorre dias antes de uma entrevista anunciada pelo canal Fox com o homem – sua identidade seria anunc
iada na exibição do programa, marcado para os dias 11 e 12 de novembro.
Segundo o “Daily Mail”, O'Neill foi do Exército dos EUA por 16 anos e ganhou duas estrelas de prata e quatro de bronze por seus serviços, entre outras condecorações.
O Exército americano não comentou a revelação.
O'Neill e sua família decidiram tornar pública sua identidade apesar dos riscos envolvidos. “As pessoas estão perguntando se não estamos preocupados que o Estado Islâmico venha atrás de nós porque Rob está indo a público. Eu digo que irei pintar um alvo na minha porta e dizer para que eles venham nos pegar”, disse seu pai, Tom O'Neill, ao jornal britânico.
Nesta semana, o comando dos SEALs lamentou que integrantes da força de elite da Marinha dos Estados Unidos tenham a intenção de romper a tradição de sigilo da unidade.
"Um princípio fundamental de nossa conduta é: 'Eu não divulgo a natureza do meu trabalho, nem busco reconhecimento por minhas ações", afirma o contra-almirante Brian Losey, comandante das forças especiais da Marinha em uma nota à qual a AFP teve acesso.
O rígido código de anonimato dos SEALs é um "compromisso e obrigação para toda a vida" e o descumprimento pode afetar as vidas de alguns companheiros que integraram os comandos e que se arriscaram ao seu lado, recorda Losey no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário