Páginas

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Procon interdita seis academias no Rio e leva presa professora de Educação Física por exercício ilegal da profissão

Locais não tinham autorização para funcionamento, além de terem apresentado outras irregularidades
O Procon estadual fiscalizou nesta quarta-feira sete academias nas zonas Norte e Oeste do Rio. Dessas, seis foram interditadas por não terem autorização para funcionamento, além de outras irregularidades. Na nova etapa da Operação Hércules, uma mulher foi levada presa para 33ª DP (Realengo), por exercício ilegal da profissão de professora de Educação Física.
Segundo a autarquia, as academias Exerfit, na Tijuca; Perfect Body e Equipe Fitness, em Realengo; Espaço do Corpo, em Vila Isabel; Academia Mário Perrota, na Tijuca; e Gym, em Mallet, foram interditadas por não apresentarem o certificado do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio (CBMERJ) e o certificado de potabilidade da água. As academias Equipe Fitness e Gym também não apresentaram alvará de funcionamento.
A suposta professora de Educação Física foi presa na academia Gym, no bairro Mallet. Para a verificação da existência de profissionais habilitados para monitorar os alunos, o Procon contou com a ajuda do Conselho Regional de Educação Física - 1ª Região (CREF 1)
Confira o balanço da operação:
1 - ExerFit (Professor Gabizo, 293 – Tijuca): Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência da informação dos preços. Ausência do certificado do CBOERJ. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações. Local com rachadura nas paredes e infiltração. Diversos produtos – cremes de massagem modeladora – à venda vencidos. Interditado até que se apresentem os documentos exigidos (CBOERJ e potabilidade) e melhorias nas instalações.
2 - Tag (Conde de Bonfim, 451 – Dentro do Tijuca Tênis Club): Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do certificado do CBMERJ no local. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do alvará de funcionamento, determinada a apresentação junto ao Procon dos documentos do clube.
3 - Perfect Body (Rua Capitão Teixeira, 301 – Realengo): Diversos produtos à venda vencidos – entre shakes e suplementos. Ausência do Código de Defesa do consumidor (CDC) para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do certificado do CBOERJ. Extintor vencido. Um extintor vazio. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência de registro no CREF. Ausência de responsável técnico. Profissional atuando fora da área. Interditado até que resolva as pendências.
4 - Espaço do Corpo (Rua Gonzaga Bastos, 352 - Vila Isabel): Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do CBMERJ. Ausência do certificado de potabilidade da água. Somente dois extintores no local e ambos estavam vencidos desde março de 2014. Ventilador de teto da sala de musculação sustentado apenas pela fiação. Teto da sala de ginástica com infiltração. Parede entre a sauna e o vestiário feminino com infiltração e mofo. Interditado até a apresentação da documentação e melhorias nas instalações.
5 - Equipe Fitness (Av. Santa Cruz, 241- Realengo): Diversos produtos – entre chás e suplementos – à venda vencidos. Lojas de vestuário, de produtos suplementares e cantina sem autorização no alvará para funcionamento. Ausência do certificado do CBMERJ. Ausência de profissional nos andares superiores. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Estabelecimento interditado até que sejam apresentados os documentos.
6 – Academia Mário Perrota (Rua 18 de outubro, 207 – Tijuca): Um único extintor de incêndio vencido em maio de 2009. Ausência de responsável técnico na sala de musculação onde encontravam-se três alunos. Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do CBOERJ. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência de guardião de piscina, pois a mesma tinha livre acesso. Estabelecimento interditado.
7 – Gym (Av. Marechal Fontenelle, 4.288 – Mallet): Aparelhos de musculação em má conservação, ferrugem aparente, aparelho com estofado rasgado e com espuma aparente. Ausência de material de higienização para limpeza dos aparelhos no 2° andar. Aparelho danificado junto com os que estavam em uso. Fiação da rede elétrica aparente. Piso quebrado. Ausência do certificado do CBOERJ. Ausência de profissional habilitado no ato da fiscalização com diversos alunos praticando atividade sem orientação. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Estabelecimento interditado. Ausência de responsável técnico. Ausência de alvará de funcionamento. Uma mulher foi presa por exercício ilegal da profissão.
Acompanhe o noticiário de economia pelo Twitter @AnoteePoupe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário