Páginas

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Atenção: veículos que não trocarem extintor serão multados

Veículos que circularem sem extintor de incêndio com carga de pó ABC a partir de 1 de janeiro de 2015 serão multados em R$ 127 e o proprietário receberá cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). É o que determina a resolução 333 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). 

O equipamentos anti-incêndio tipo ABC é capaz de combater o fogo também em objetos de plástico e tecido, enquanto o tipo “BC”, encontrado nos veículos mais antigos, coíbe o fogo somente em materiais líquidos inflamáveis e em materiais energizados, como baterias. 

Como a resolução é de 2009, os veículos semi-novos já devem ter sido fabricados com o novo equipamento anti-incêndio. No entanto, os veículos mais antigos, cujos motoristas costumam deixar para a última hora as adequações exigidas na legislação de trânsito, devem ficar atentos. O custo médio do extintor ABC é de R$ 85. 

Conforme o taxista Ricardo Samaniego, 53 anos, a medida serve para que as pessoas cumpram a lei. “Acredito que a medida vai servir para as pessoas fazerem o que é certo. Já pensou em caso de acidente, como é que a pessoa vai fazer se tiver extintor inadequado, em caso de incêndio. No Brasil as pessoas precisam não entendem que precisam fazer certo,nem quando estão velhas, então só multando mesmo para o povo aprender”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário