N/A
Casal estava entre as vítimas que morreram no local
Quatro pessoas da mesma família morreram após a queda de um raio na praia do Canto do Forte, em Praia Grande, durante o temporal da tarde desta segunda-feira (29). A descarga elétrica atingiu oito banhistas que estavam na faixa de areia, perto da água, sendo que quatro não resistiram. A tragédia aconteceu após forte ventania, que atingiu pico de 65 km/h entre 14h22 e 14h32, segundo o Centro de Operações da Praticagem de Santos, e causou vários estragos na Baixada Santista.

De acordo com informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre as vítimas fatais estão duas mulheres, sendo uma grávida de cinco meses, e dois homens. Eles morreram na hora, de parada cardiorrespiratória. Segundo apurou a Reportagem no local, as vítimas eram turistas da Capital.

A Prefeitura informou que os mortos são Zenildo Tadeu Vieira, coronel reformado do Corpo de Bombeiros, de 69 anos; sua esposa, Andrea Boaretto, de 41 anos; a sobrinha do casal Katia Boaretto, de 33 anos, grávida de cinco meses, e seu marido, Luciano Garcia, de idade não revelada. Katia e Luciano eram de São José dos Campos.
 
N/A
Zenildo era coronel reformado do Corpo de Bombeiros 
Já entre as quatro pessoas que ficaram feridas e que estão internadas no Hospital Irmã Dulce, uma está em estado grave, a comerciante ambulante Regina Célia Freitas, de Praia Grande. Três estão fora de perigo, sendo Jovanete Garrido de Souza, de 47 anos, e as filhas Mariana Garrido de Souza, de 18, e Milena Garrido de Souza, de 14. As três passaram por avaliação buco-maxilo-facial, pois tiveram ferimentos no rosto, e já receberam alta. Ainda não há informações sobre qual a cidade de origem dessas mulheres.

A tragédia ocorreu por volta das 15 horas. Conforme a Prefeitura, o raio caiu nas proximidades do Quiosque 15, situado na altura das ruas Rui Barbosa e Mauricio José Cardoso da praia do Canto do Forte. A Administração Municipal esclareceu que o Município realiza campanhas de prevenção a acidentes com raios e que, nas proximidades do ocorrido, estão instaladas faixas alertando banhistas sobre os perigos da exposição aos raios.
 
N/A
Vítimas são socorridas pelo Corpo de Bombeiros na faixa de areia, no Canto do Forte
Sob guarda-sol
 
N/A
Guarda-sol ficou destruído após queda de raio
Testemunhas disseram que as pessoas estavam sob guarda-sóis quando foram atingidas pelo raio. O socorro foi feito pelo Corpo de Bombeiros e Samu e as vítimas foram rapidamente levadas ao Hospital Irmã Dulce.

O capitão Maurício Cunha, do Corpo de Bombeiros, explicou que as oito pessoas estavam próximas e quatro tiveram parada cardíaca. O resgate começou ainda na faixa de areia com os guarda-vidas fazendo massagem na tentativa de recuperar os batimentos cardíacos.

''Três guarda-vidas estavam naquela praia, um bombeiro e dois temporários. O apoio chegou imediatamente, mais dois guarda-vidas em quadriciclos. Duas viaturas do resgate foram acionadas com mais quatro homens''.

O subsecretário de Saúde de Praia Grande, Rodrigo Gomes, disse que todos foram atendidos por uma equipe multidisciplinar. ''O hospital já havia sido comunicado e estava preparado para o atendimento, ainda assim, a gravidade dos ferimentos não permitiu que os quatro fossem salvos''.
 
N/A
Rapidamente, são levadas ao Hospital Irmã Dulce
Cena chocante

A Reportagem conversou com o dono de uma barraca de praia que emprestou guarda-sóis para as vítimas. Ele contou que a cena dos corpos atingidos foi chocante. “Todos caíram na hora e saía fumaça dos corpos”, contou Francisco Fernandes.

Ainda conforme testemunhas, no momento em que o raio caiu sobre as vítimas, houve um forte estrondo. Populares disseram que a praia estava cheia no momento do acidente.