Páginas

domingo, 5 de abril de 2015

O DEBATE SOBRE O DECLÍNIO DE DILMA NO IBOPE

Segundo a pesquisa CNI/Ibope, a aprovação da presidenta Dilma despencou brutalmente. Passou de 52% para 19%. A maior queda em três meses de um político que se tem notícia na história do mundo. 

Diante da falta de criatividade do governo, que não conseguiu inventar um slogan decente após as eleições (o máximo que conseguiu foi desengavetar um “Pátria Educadora”, tirado de algum documento militar dos anos 50), o normal seria voltar ao que era antes da eleição, por volta de 44% em junho de 2014. 

A história do ajuste fiscal, e uma situação econômica mais tensa, podem tirar aí, brincando, uns dez pontos. O avanço dos ataques midiáticos nesses primeiros meses, violentíssimo, em função do inquérito da Lava Jato, também não ajuda a consolidar nenhuma popularidade. 

Seria esperado, portanto, que Dilma estivesse com uns 30% a 34% de aprovação nesse período. A queda no valor das ações da Petrobrás, no qual entram em jogo fatores geopolíticos complexos, produz igualmente um dano na aprovação do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário