O bebê Vitor Samuel Silva, de 1 mês, foi submetido à cirurgia neurológica que aguardava. O procedimento foi realizado no início da tarde deste sábado (19), no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, zona norte de Natal, pelo neurocirurgião Flávio Mazzucatto.
Segundo o médico - que está de férias, mas se disponibilizou a realizar a cirurgia -, o procedimento começou ao meio dia e durou 45 minutos. "O procedimento foi de pleno êxito, todo o material solicitado foi providenciado e ainda hoje ele será transferido para o hospital de origem, que é a Maternidade Escola Januário Cicco", disse Flávio Mazzucatto.
A governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, estiveram no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes no início da tarde, onde conversaram com a mãe de Vitor Samuel, Ana Cristina Silva, que é natural de Canguaretama e permanece internada junto com o filho na Maternidade Escola Januário Cicco. Rosalba deu força à mãe do bebê e disse que o Governo do Estado vai ajudar no que for preciso para restabelecer a saúde de Vitor.
De acordo com o secretário Domício Arruda, o Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes possui as condições necessárias para a realização de cirurgias em crianças com hidrocefalia. Em recém-nascidos, a cirurgia é realizada ao completar um mês de vida, o que aconteceu com Vitor Samuel, nascido no último dia 11 de outubro. O diagnóstico do problema foi feito ainda durante a gestação, graças ao acompanhamento pré-natal feito por Ana Cristina no serviço de saúde pública do estado. Normalmente, a hidrocefalia só é detectada após o parto.A hidrocefalia é o acúmulo anormal e excessivo de líquido na cabeça. A medida utilizada para fazer o escoamento desse excesso de líquor ventricular é a adoção de válvulas para drenagem deste líquido para o peritônio (membrana que cobre as paredes abdominais); ou para o átrio (estrutura anatômica do coração). No caso de Vitor Samuel, o líquido foi escoado para o abdômen.http://blogdorafaelbruno.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário