Páginas

sábado, 26 de novembro de 2011

Currais Novos: MP recomenda a criação do FIA Conforme Lei Municipal o Prefeito tem o dever legal de criar e repassar ao Fundo da Infância e da Adolescência as verbas previstas nas Leis Orçamentárias Anuais




A Recomendação expedida pela Promotoria de Justiça da Comarca de Currais Novos ao Prefeito determina a criação do Fundo da Infância e Adolescência, tendo em vista que este foi criado pela Lei Municipal nº 1.214/91, porém nunca implementado pelo Município, que tem o deve legal de criar e repassar  ao FIA as verbas previstas nas Leis Orçamentárias Anuais.

A  inexistência do recurso foi noticiado à Promotoria de Justiça da Comarca de Currais Novos em audiência realizada com o Conselho Tutelar do Município. Sua criação e manutenção com a contínua  destinação de recursos suficientes à implantação dos programas destinados a atender crianças, adolescentes e suas famílias é uma das diretrizes da Lei 8.069/90.


Em cumprimento à Recomendação, o Município deverá, primeiramente, designar o administrador responsável pela contabilidade do FIA, a escrituração de livros, liberação dos recursos, assinatura de cheques, prestações de contas e ordenação das despesas, em conjunto com o Presidente do Conselho Municipail de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O Poder Executivo Municipal deve cumprir as demamandas, inicialmente recomendadas, no prazo de 10 dias úteis a contar do recebimento da Recomendação,  e informar o seu cumprimento com documentação comprobatória sob pena de ajuizamento de Ação Civil Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário