Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Lula deixa hospital e despista fotógrafos após quimioterapia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou por volta das 21h20 desta terça-feira o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde a manhã de segunda-feira para a segunda etapa de uma quimioterapia contra um câncer na laringe. Lula evitou as lentes dos fotógrafos posicionados na rua Dona Adma Jafet: seu carro só estacionou na saída do hospital depois da chegada de uma Kombi, que escondeu o petista.
Além de impedir que o clicassem, o ex-presidente também despistou os jornalistas ao sair não pela Adma Jafet, como de costume, mas pela rua Barata Ribeiro.

O horário de alta coincidiu com a previsão dos médicos - segundo Roberto Kalil Filho, Lula seria liberado depois de jantar. O assessor do Instituto Cidadania, José Crispiniano, afirmou no início desta noite que Lula tem sentido muito cansaço e falta de apetite, sintomas atribuídos à série de sessões de quimioterapia.
Ao voltar para casa, Lula deve permanecer em repouso por 20 dias, retornando ao hospital para nova avaliação e para sua terceira sessão de quimioterapia. De acordo com Crispiniano, Lula não sente enjoos, sintoma que deve aparecer a partir do sábado, quando o ex-presidente irá retirar a bolsa que o medica por meio de um cateter.
O câncer de Lula
Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.
O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário