Páginas

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Advogado de lobista diz que não há obra sem propina no país

Jornal do Brasil
Mário Oliveira Filho, advogado do lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, disse nesta quarta-feira que não há obra sem propina no país, mas que o seu cliente não participou do suposto esquema de corrupção na Petrobras. "Acontece uma coisa muito curiosa e que ninguém percebe. Eventualmente, o empresário faz uma composição ilícita com algum político para pagar alguma coisa. Se ele não fizer - e quem desconhece isso desconhece a história do país -, não tem obra. Pode apurar em prefeituras do interior, em uma empreiteirazinha com quatro funcionários. Se ele não fizer acerto, não põe um paralelepípedo no chão", enfatizou.
Fernando Baiano está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba. Suspeito de ser o operador do PMDB no esquema de propinas, ele se apresentou nesta terça-feira. O depoimento à PF estava previsto para hoje, mas foi adiado para a próxima sexta-feira.
O advogado disse ainda que não há “a menor chance” de o cliente propor à Justiça Federal do Paraná delação premiada no processo. Mario Oliveira Filho afirmou que seu cliente faz "prospecção de negócios". A defesa também negou que Soares arrecadava propina para o PMDB, por meio de contratos entre empreiteiras e a Petrobras.

"Ele é um empresário, proprietário de duas empresas antigas e faz prospecção de negócios. Descobre onde está o problema de uma infraestrutura e vai atrás de solução. Por exemplo, vou fazer uma estrada, preciso de tantas toneladas de pedras. Ele faz o contato e, sobre a negociação, recebe uma porcentagem, que é absolutamente lícito", afirmou.
O advogado confirmou que Fernando Soares fez negócios lícitos com a Petrobras, mas negou que ele tenha qualquer ligação com o PMDB. Em depoimento de delação premiada, o doleiro Alberto Youssef afirmou que o investigado arrecadava propina para o partido.
"O que percebo é uma ligação equivocada. Alguns dizem que a Diretoria Internacional da Petrobras é do pessoal do PMDB, enquanto outros dizem que é indicação do PT. Como Fernando teve negócios com a área internacional, então ele teria vínculo com o PMDB? Não tem. Se há um operador, não é ele", informou o advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário