Páginas

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Petrobras adia anúncio de reajuste

Esta seria a primeira alta desde novembro de 2013, quando a gasolina subiu 4% e o diesel 8%Rio (AE e ABr) - O governo decidiu liberar a Petrobras para reajustar o preço dos combustíveis. Mas a definição do porcentual e da data do aumento não foi acertada na reunião de ontem do conselho de administração da Petrobras, que durou mais de nove horas. Um novo encontro foi marcado para o dia 14, quando, além do reajuste, é também esperada a divulgação do balanço financeiro da estatal no terceiro trimestre. Informações extraoficiais apontam que o reajuste será de 5%. A estatal divulgou na noite de ontem, no entanto, um comunicado ao mercado em que ressalta que “até o momento não há decisão quanto a reajuste no preço de gasolina e do diesel”
Este seria o primeiro reajuste  desde novembro do ano passado, quando o preço da gasolina nas refinarias subiu 4% e o diesel aumentou 8%.

O comunicado de ontem foi encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) após o encerramento da reunião do conselho de administração da companhia. A expectativa do mercado era que um reajuste de preços fosse definido nessa reunião extraordinária, convocada após a interrupção do encontro da última sexta-feira, 31, em meio às discussões sobre as auditorias internas da companhia. Durante a reunião, porém, Mantega teria pedido que o valor não fosse divulgado ontem.
A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, chegou a fazer uma apresentação aos conselheiros em que mostrava projeções com o percentual de 8% de reajuste. Mas segundo uma fonte da estatal, este percentual dificilmente será empregado - o esperado é que o reajuste seja de 5%. A decisão final ficará, no entanto, a cargo da diretoria.

Ao deixar o prédio, após a reunião, Graça Foster evitou anunciar se o conselho de administração aprovou o reajuste. A presidente, no entanto, não negou que possa ter havido aprovação. “Reajuste de combustível não se anuncia, pratica-se”, afirmou. O comunicado ao mercado foi divulgado sob o título de “Esclarecimento sobre notícias”. 

O comunicado informa que reajuste de preços é “assunto discutido frequentemente pela sua Diretoria Executiva e pelo seu Conselho de Administração”. 

Segundo a assessoria de imprensa da Petrobras, qualquer decisão sobre preços de combustíveis cabe à diretoria executiva da empresa, comandada por Graça Foster. 

O Conselho reúne-se apenas para definir políticas e diretrizes para a estatal. Dessa forma, mesmo que o conselho tenha decidido a favor do aumento, a definição e a divulgação do valor do reajuste podem demorar dias.

GASOLINA NO RN
No Rio Grande do Norte, o preço médio da gasolina ao consumidor é R$ 3,021, de acordo com pesquisa da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizada no período de 26 de outubro a 1º de novembro. Caso o aumento de 5% seja confirmado e repassado integralmente às bombas, esse valor deverá subir para cerca de R$ 3,17, por litro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário