Páginas

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Pouco mais da metade dos brasileiros conclui o ensino médio até os 19 anos

RIO — Ao ver a situação financeira ficar apertada em casa, o fotógrafo Sérgio Domingos, na época com 14 anos, precisou buscar um emprego. Ele morava em Duque de Caxias com a mãe e a irmã de 11 anos e a única renda da família era o salário mínimo recebido pela mãe como caixa de supermercado. Domingos cursava o 1º ano do ensino médio numa escola estadual pela manhã e passou a trabalhar como garçom à noite. Aos poucos, a escola perdeu para o cansaço, e a sala de aula ficou para trás.
— Não me sentia estimulado para seguir com os estudos. Chegava na escola e faltava luz, água e professor. Às vezes, tinha que repor as aulas aos sábados. Acabei desistindo — conta ele, que se prepara, aos 21 anos, para pegar o certificado de conclusão do ensino médio pela Educação de Jovens e Adultos, no próximo dia 18.
Sérgio não está sozinho. Em 2013, pouco mais da metade dos jovens brasileiros (54,3%) concluiu o ensino médio até os 19 anos, idade considerada adequada para o término da educação básica. O levantamento feito pelo movimento Todos Pela Educação, organização não governamental que congrega representantes de diferentes setores da sociedade, com base nos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do IBGE, mostra que o país tem avançado lentamente e acende o alerta para o risco de estagnação. No ensino fundamental, a situação é melhor: a conclusão até os 16 anos foi alcançada por 71,7% dos jovens.
A pesquisa diz respeito ao monitoramento de um conjunto de metas para a educação definidas pela entidade, e que deveriam ser alcançadas até 2022, quando será celebrado o bicentenário da independência do país. Entre elas, a previsão de que, em 2022, 95% ou mais dos jovens brasileiros de 16 anos tenham completado o ensino fundamental e 90% ou mais dos jovens de 19 anos tenham concluído o ensino médio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário