Páginas

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Prefeito de Mangaratiba acusado de fraudar licitações é preso

RIO — O prefeito de Mangaratiba, Evandro Bertino Jorge (PSD), conhecido como Evandro Capixaba, foi preso na manhã desta sexta-feira. Ele é acusado de fraudar licitações, falsificar documentos e coagir testemunhas, entre elas jornalistas. O esquema ilegal teria desviado R$ 60 milhões dos cofres públicos.
O secretário de Segurança e Ordem Pública do município, Sydney Ferreira, também foi preso na operação, realizada por agentes da Coordenadoria da Segurança e Inteligência (CSI) do Ministério Público do Rio. Já o secretário de Comunicação, Roberto Pinto dos Santos, não foi encontrado pelos agestes e está foragido.
A denúncia contra o prefeito e os dois secretários foi oferecida pelo subprocurador-geral de Justiça de Assuntos Institucionais e Judiciais, Alexandre Araripe Marinho, por delegação do procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira.
De acordo com o promotor Alexander Véras Vieira, as investigações apontaram que a prefeitura de Mangaratiba pagava ao jornal “Povo do Rio” para rodar páginas falsas de exemplares que já haviam ido para as bancas. Nelas, eram incluídos anúncios de editais de convocação e resultados de licitações que, na verdade, não eram devidamente divulgados.
— Na prática, apenas os envolvidos no esquema sabiam dos editais do município, que não chegavam ao conhecimento dos leitores. As edições alteradas eram guardadas na sede do jornal e na prefeitura, numa tentativa de respaldar contratos irregulares — disse o promotor, durante cumprimento de mandados de busca e apreensão na sede do jornal, no Grajaú, Zona Norte do Rio, em novembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário