O Partido dos Trabalhadores (PT) reuniu os diretórios que compõem o pólo regional do Potengi ontem pela manhã em São Tomé para uma análise da situação política nos municípios. Estiveram presentes representantes das cidades de Bom Jesus, Lagoa de Velhos, São Tomé, São Paulo do Potengi, São Pedro, Santa Maria e Riachuelo. Representaram São Pedro a presidente local Márcia Nogueira, a tesoureira Graça Ribeiro e os filiados José Fortaleza, Simone e Maria da Pastoral.
Representando a executiva estadual, Olavo e Rildo coordenaram os debates. Cada diretório municipal apresentou a situação do partido e da realidade política de suas cidades.
Pré-candidaturas
Pelas considerações feitas pelos diretórios, o PT irá apresentar candidatos a prefeito em São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé e Riachuelo sendo que nesta duas últimas, poderá haver composição e se indicar o vice. Em Lagoa de Velhos irá continuar na chapa do atual prefeito. Outro ponto importante é que será mais rígida a determinação nacional de que o partido não deve se coligar com o DEM, PSDB e PPS. Além destes partidos, uma orientação estadual é que no RN, coligações com o PMDB também deve ser evitada, já que no estado, este partido é adversário.
Emendas populares
Outro assunto que está gerando bastante expectativa é a iniciativa do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) que como relator do orçamento geral da união do ano que vem, propôs que 2,5 % dos recursos fossem destinados às emendas populares nos municípios com menos de 50 mil habitantes. Porém a liberação deste recurso estará condicionada à aprovação nos municípios de uma lei que institua o Orçamento Participativo, já que o dinheiro só será liberado para obras que tenha sido definidas pela população e não pelos prefeitos.
Portanto, os membros do PT deverão em cada município, observar se estão sendo tomadas as providências nas Câmaras de Vereadores para a aprovação da lei sob pena do município ficar de fora. O prazo para que os vereadores aprovem a lei é 24 de novembro.
R$ 400 mil para São Pedro
Pela proposta do relator, São Pedro por ter uma população entre 5 e 10 mil habitantes, terá direito a 400 mil reais que deverá ser investido em saúde, educação e infra-estrutura. fonte: blog jovens de são pedro rn
Nenhum comentário:
Postar um comentário